Como fazer email marketing?

O email marketing é um tipo de marketing direto que usa emails personalizados para informar sua lista de contatos sobre seus produtos ou serviços. Ele também pode ser usado para convencer sua lista de contatos de emails a realizar uma ação específica, como fazer uma compra, reservar uma demonstração, inscrever-se para uma avaliação ou registrar-se em um evento. Mas como fazer email marketing?

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Como funciona o email marketing

Quer saber como fazer email marketing desde o início? O email marketing é composto de várias etapas, mas isso não significa que tenha que ser complicado. Veja abaixo como ele funciona.

Sumário

1. Comece com sua lista:

um fato é que você não pode enviar campanhas de marketing por email se não tiver para quem enviá-las. E outra coisa importante para se lembrar é que o email marketing não funcionará se você não tiver as pessoas certas em sua lista.

Isso significa que você precisa capturar leads para aumentar sua lista de email com seu público-alvo.

Se você já sabe o que é um ESP, pule uma casa. Vá para o próximo tópico.

2. Escolha um bom provedor de serviços de email:

Um provedor de serviços de email (ESP – email service provider ) é uma empresa que faz a Hospedagem serviços de Email Marketing em seus próprios servidores. Em geral, essas empresas fornecem serviços conhecidos como “Servidores SMTP” com APIs para que você integre as funcionalidades que eles oferecem em suas próprias ferramentas de envios ou software cliente de emails. 

 

Hoje em dia diversos ESPs disponibilizam os seus serviços em plataformas do tipo SaaS – software as a service, onde é possível que você faça o login em sua conta via web e gerencie tudo em um só lugar.

Se tiver que escolher entre as diferentes plataformas online, opte por aquelas que permitem segmentar seu público, organizar sua lista e distribuir campanhas de email para seu público.

Atenção aos relatórios: Você também deve poder acompanhar os resultados para melhorar campanhas futuras.

Um bom ESP deve ainda permitir integrações às suas outras ferramentas de marketing para que você possa ativar tudo no piloto automático à medida que aumenta seus leads.

O GemMail oferece isso e muito mais, sendo que você tem direito a 12.000 envios de emails grátis por mês para fazer um teste, confira!

 

Veja aqui alguns exemplos de ESPs: Amazon SES, Mailgun, Sparkpost, Sendgrid, Nitronews, Sendinblue, Mailjet, Tipimail, Elasticemail, Pepipost, GemMail, etc., existem literalmente centenas de serviços. 

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O ponto interessante é que o GemMail permite que você integre todas as plataformas citadas acima como seus servidores de entrega e aí ainda consegue dividir a carga de envios entre eles o que, dependendo de sua estratégia, pode melhorar e muito as suas taxas de aberturas e entregas.

Após entender essas duas etapas, é apenas uma questão de refinar suas listas e suas mensagens para que você alcance seu público e realmente se conecte com eles. Além disso, você poderá configurar algumas automações em seu serviço de email, o que facilitará muito as coisas para você.

 

Se você quiser saber como configurar o SMTP do seu provedor de hospedagens no GemMail, confira este tutorial: Como configurar um servidor SMTP no GemMail

Pronto para a próxima etapa? Vamos lá!

Aumentando sua lista de emails

O que a maioria das pessoas faz quando quer construir uma lista de contatos de emails é colocar um formulário de inscrição em seu site e esperar que as pessoas se inscrevam magicamente. Infelizmente, essa estratégia geralmente não funciona muuuuito bem por si só.

Para aumentar sua lista de emails, você precisa fornecer às pessoas um excelente conteúdo ou uma oferta atraente. Você precisa de uma isca digital.

O que é uma isca digital?

Uma isca digital (também conhecida como lead magnet ou opt-in bribe) é algo incrível que você dá de graça em troca de um endereço de email. Não precisa custar nada para você; a maioria das iscas digitais são materiais digitais como PDFs, arquivos de áudio MP3 ou vídeos que você mesmo pode criar com um custo mínimo ou gratuito.

Pode ser absolutamente o que você quiser, desde que forneça valor aos seus visitantes gratuitamente.

Alguns exemplos populares de iscas de leads são:

  • e-books
  • uma página de dicas ou dados
  • white papers ou estudos de caso
  • um webinar
  • testes ou amostras grátis
  • um orçamento ou consulta gratuita
  • testes ou uma autoavaliação
  • um cupom.

As possibilidades são infinitas!

Como fazer uma boa isca digital?

Você já sabe que uma isca digital precisa fornecer valor gratuitamente. Mas se você deseja que sua isca digital seja altamente eficaz, aqui estão 5 critérios para você considerar:

  1. Facilmente consumido: as iscas digitais só são eficazes quando o público as usa, portanto, se você entregar um manifesto de 300 páginas, não ganhará força.

 

  1. Acionável: as iscas digitais precisam fornecer uma ferramenta acionável, conjunto de recursos ou informações úteis que seu público possa aplicar.

 

  1. Cria uma melhoria notável: As pessoas continuam a comprar produtos e serviços se funcionarem bem. Sua isca digital será bem-sucedida se for tão valiosa quanto seus produtos e serviços.

 

  1. Relevante: Se você fez sua lição de casa sobre seus clientes em potencial, não terá problemas para criar um assunto de isca digital que resolva problemas.

 

  1. Disponível imediatamente: As pessoas adoram gratificação instantânea, então dê a elas ali mesmo.

 

Agora que você sabe o que é uma isca digital e sabe como criar uma isca altamente eficaz, você precisará criar seu formulário opt-in.

Como criar um formulário opt-in que converte

O objetivo do seu formulário de opt-in é transmitir o grande benefício da sua isca digital, para que os visitantes do seu site assinem seus boletins informativos por email em troca de obter a isca digital.

Para criar um formulário opt-in que converte, ele precisa ter os seguintes componentes:

  1. Título atraente: certifique-se de que seu título descreva claramente o grande benefício de sua isca digital

 

  1. Descrição útil: Sua descrição é breve, clara e direta? Use bullets points para ajudar os olhos do leitor a digitalizar rapidamente o que eles receberão.

 

  1. Visuais atraentes: inclua uma imagem da isca digital, se puder (como uma maquete do seu eBook). Uma foto de uma pessoa olhando para o formulário de opt-in também é uma ótima maneira de aumentar as conversões.

 

  1. Forma simples: não tente pedir mais do que um primeiro nome e endereço de email. Pedir muita informação cedo demais matará suas conversões.

 

  1. Botão de inscrição atraente: Certifique-se de usar uma cor contrastante para o seu botão de inscrição, para que ele realmente apareça na página. Além disso, use uma copy de email não genérica que obrigue as pessoas a clicarem imediatamente (“Me envie os 7 passos!”).

 

Dica Extra:

Se você estiver usando o GemMail, pode usar o código HTML gerado automaticamente após a criação de uma lista e inseri-lo diretamente em seu site. O formulário é compatível com qualquer plataforma que rode html, mesmo se você usa WordPress com Template Builders como Elementor, Divi ou Bakery, o seu formulário irá funcionar perfeitamente.

Como fazer email marketing no GemMail

O GemMail foi desenvolvido para melhorar as taxas de entrega de emails transacionais e de Campanhas de email Marketing e para isso permite integrações com os mais poderosos serviços de envios de email do mundo.

Para enviar as suas campanhas é essencial que configure ao menos um Servidor de Entregas (podendo ser servidor SMTP do seu próprio domínio ou uma das opções de API como Amazon SES, Sendgrid, já citadas acima.)  e tenham criado ao menos uma lista com os seus contatos

  1. Siga o checklist abaixo que não tem erro:

    1. Crie um Servidor de Bounce
    2. Configure um Servidor SMTP 
    3. Crie uma Lista de Contato e Cadastre alguns Contatos em sua Lista
    4. Crie uma Campanha de Email Marketing
    5. Envie a sua Campanha.

 

 

Agora que já sabe um pouco mais sobre email marketing Confira 2 tutoriais para criar o seu servidor de entregas de forma gratuita no GemMail

Confira: Como Criar Uma Campanha de Email Marketing 

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