Sendinblue – Como enviar 300 emails Gratuitos por dia

Envie 9.000 emails grátis por mês com a API da Sendinblue.

Aprenda a configurar a API da Sendinblue no GemMail.

Se sua empresa trabalha com email marketing ou está começando e quer implementar uma ferramenta de email marketing que resolva seus problemas em aquisição de Leads ou de comunicação com emails transacionais e de marketing com custos acessíveis. Você chegou ao lugar certo!

Neste tutorial vamos falar do Sendinblue –  uma das melhores e mais confiáveis ferramentas de envios de emails transacionais e de marketing do mundo.

Na verdade eles oferecem também uma série de outros serviços como envios de SMS e CRM, mas isso é assunto para um outro post. Aqui vamos focar na utilização da API de Emails do Sendinblue.

Eles são realmente bons, as taxas de entregas deles costumam ser altas, pois, estão sempre atentos em manter a boa reputação dos IPs que utilizam para os envios. Fora isso, é bem mais fácil, rápido e menos burocrático do que configurar uma conta na Amazon SES para fazer o mesmo serviço. 

Índice

A Versão Gratuita do Sendinblue

Em sua versão gratuita, o Sendinblue permite que cada usuário envie até 300 emails por dia sem nenhum custo. Se você fizer as contas são praticamente 9.0000 emails por mês sem ter que se preocupar em tirar o escorpião do bolso.

Se você já se cadastrou no GemMail deve ter percebido que possuímos integração com a API Sendinblue e que pode usar essa funcionalidade para configurar o seu servidor de SMTP em nossa plataforma e fazer de envios gratuitos a pagos.  

Se você caiu aqui de paraquedas e não tem a menor idéia do que é o GemMail, vou explicar rapidamente.

O GemMail é a mais parruda plataforma de email marketing que você vai encontrar aqui no Brasil.

Na versão 0800 o GemMail permite que você gerencie uma lista de até 3.000 contatos e envie até 12.000 emails sem custo algum. 

Com o GemMail é possível controlar diversos serviços de SMTP ou de envios de emails por APIs ao mesmo tempo e distribuir as cargas de envios entre os Servidores que você configurar. 

A versão Free do GemMail já permite que você utilize 2 servidores ao mesmo tempo. Uma mão na roda pra quem está começando com email marketing e precisa rodar campanhas profissionais com eficiência a um baixo custo.

Ah, Sim! Somos brasileiros e o GemMail está totalmente em português. 

Legal, mas não iamos falar do Sendinblue? 

– Exato ponto!
Siga o tutorial abaixo e aprenda a criar uma conta no Sendinblue e Instalar a API deles pra fazer seus envios com o GemMail. 

1 - Comece pelo começo - Faça o seu cadastro no Sendinblue

Assim como na grande maioria das ferramentas online ou SaaS – software as a service, é necessário que você efetue um cadastro, para isso clique no botão azul “Cadastre-se Grátis“. Assim que clicar você será levado à tela que permitirá que você se registre utilizando o seu email ou que você utilize sua conta do Google ou da Apple.
Como deve ter percebido, neste tutorial, usamos o email.

2 - Confirme que o seu email existe

Uma vez que tenha inserido o seu email a Sendinblue vai querer verificar que você é você, ou melhor, que o seu email existe. Você receberá um email deles com um link de ativação. 
Enquanto você não verificar o seu email, sua conta ficará travada na tela abaixo.

3 - Preencha o formulário de cadastro com seus dados

Assim que confirmar (clicar no link que receber em seu email), o Sendinblue irá abrir uma tela para que complete seu cadastro. 
Insira seu Nome, Sobrenome e o nome de sua Empresa nos campos indicados. 

Colocar o seu site é opcional, porém, recomendado. 

Feito isso prossiga clicando em “Next”.

Depois de clicar em Next, você precisará incluir o endereço de sua empresa.
Obviamente você deverá clicar em “Next” mais uma vez

Agora é hora de informar à Sendinblue o tamanho da sua empresa e também o da sua lista. 

4 - Valide seu Telefone

Por questões de segurança eles pedirão para que você informe o seu telefone. Não adianta usar um número de telefone fixo. É necessário que insira um número de celular, eles enviarão um SMS para o número indicado e você deverá usar esse número para a validação.

Insira o código que recebeu por SMS no campo “Verification Code”e confirme. Clique em “Verify”.

5 - Informe que tipo de funcionalidades gostaria de explorar primeiro

De verdade, não faz muita diferença, você pode escolher qualquer uma das opções e ainda assim seria capaz de configurar os outros serviços por seu dashboard posteriormente. 

Se sua intenção é usar o Sendinblue para ações de marketing e pretende testar a própria plataforma deles pode selecionar a primeira opção.

Se você pretende usar a API,  como é o caso aqui deste tutorial, pode selecionar o 5º campo: “Transactional emails (SMTP / API)”.  Inclusive, os valores são menores.

 

6 - Escolha o seu Plano

Nós vamos de Plano Free que já permite 300 envios / dia. Assim não precisamos sequer inserir um Cartão de crédito para iniciar os envios.

Se você já passou dessa fase, basta deslizar o seletor para a direita e os valores vão sendo mostrados de acordo com a quantidade desejada. Escolha o plano ideal e clique em Proceed to Checkout. Aí sim terá que inserir os dados do seu cartão.

Caso queira um desconto de 10% pode ainda fazer uma compra de Plano anual. 

Como já havia dito antes. Vamos de Free. Clique no botão “Start with 300 emails /day”.

Dica: se você pretende já comprar um dos planos e estiver no Brasil, tente alterar a moeda para Reais. Geralmente os valores são mais amenos que as nossas taxas de câmbio.

7 - Que comecem os Jogos. Configurando a API.

Provavelmente após clicar no botão mencionado anteriormente, você será levada(o) à tela abaixo e aí basta copiar a sua API Key para depois inserirmos na configuração do GemMail. 

Se isso não ocorrer, não tem problema. Utilize o menu da superior para clicar em Transactional  e depois siga a sequência  Settings > Configuration > Create New API Key. 

Assim que o popup abrir escolha um nome para identificar a sua API e clique em “Generate”.

Um novo popup com a sua nova chave aparecerá na tela. Agora você deve clicar no ícone da pasta para copiar a chave da sua API.

Agora que sua API foi copiada, é interessante que você a guarde em um arquivo TXT e vá para a próxima etapa.

8 - Configurando seu Servidor de Entregas do GemMail com a API da Sendinblue.

Estamos quase no final e agora é hora de entrar na sua conta do GemMail. Faça o Login. Se por acaso ainda não criou a sua conta. Faça o Cadastro Gratuitamente.

Depois de Fazer o login é Hora de criar um novo servidor de entregas. No menu lateral esquerdo clique em “Servidores” > “Servidores SMTP & APIs”

Em seguida você acessará o seu painel de servidores. Caso já tenha configurado 1 ou mais servidores, é aqui que eles aparecem. Se ainda não criou nenhum servidor, é só clicar no botão “Novo Servidor”. 

Assim que abrir o Popup com as opções de servidores que você pode configurar, selecione “Sendinblue Web API”.

Lembra daquela chave de API que você criou no Sendinblue? Pois é, chegou a hora de colar a chave no Campo “API Key”. Para não ter erro preencha os campos indicados:
1- Nome – escolha um nome fácil para identificar o seu servidor. Assim você poderá selecionar o servidor certo no momento de enviar a sua campanha.
2 – Email do Remetente – este será o email usado como o remetente dos seus envios.

3 – Nome do remetente – imagino que seja autoexplicativo. Em todo caso, esse é o nome “De” de suas mensagens. Utilize um nome que permita aos seus clientes ou destinatários, reconhecerem a sua Empresa ou Marca de maneira fácil. 

4 – Emails / hora – é recomendável que você insira o limite de envios do seu plano escolhido. Dessa forma o GemMail não tentará enviar mais emails do que o permitido por dia. Se você tem, por exemplo, uma lista com 1000 assinantes e não tiver configurado o limite de envios por dia, o GemMail tentará enviar sua mensagem para esses 1000 assinantes de uma vez. Se no Sendinblue o seu limite for 300 emails por dia,  você terá 700 tentativas de envios que falharão e possivelmente voltarão como Bounces Internos (não foi possível encontrar um servidor ativo)

Agora você deve rolar a tela para baixo e salvar as suas configurações.

 

Depois de Salvar as configurações do seu novo servidor com a API da Sendinblue, é hora de validar. Insira o seu email de remetente no box que aparece na parte superior da tela logo depois que o seu formulário for salvo e então clique no botão “Validar servidor”. 

Se tudo ocorreu como previsto, o GemMail acabou de enviar um link de validação para o seu email e você será enviado para a tela com o seu painel de servidores onde aparecerá um alerta informando que você deve acessar a sua caixa de entrada e clicar no link de validação. Repare que o seu servidor ainda consta como Inativo.

9 - Acesse seu email e valide seu servidor

Para confirmar que seu email existe e você comece a enviar suas campanhas, é necessário que clique no link de validação do email que o GemMail acabou de te enviar. 

Se por um acaso o link não funcionar, copie e cole o mesmo em uma nova aba de seu navegador.

Agora não falta mais nada. Você poderá ver o alerta no topo do seu painel dizendo que o seu novo servidor Sendinblue foi configurado com sucesso e agora o Status estará marcado como “Ativo”. 

A partir de agora você está pronto para usar este servidor para enviar as suas campanhas.

 

Esperamos que o tutorial tenha sido útil. Se quiser se aprofundar um pouco mais e saber como iniciar as suas campanhas, dê uma conferida neste outro tutorial: “Como criar uma campanha de email marketing no GemMail“.

Se você ficou com qualquer dúvida chame-nos pelo chat. Teremos o maior prazer em ajudar.

Um forte abraço e até mais!

Fontes da Imagens: Imagens de reprodução:
– Tópicos de 1 a 7 (https://sendinblue.com)
– Tópicos 8 e 9 (https://gemmail.com.br)

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