Como Criar uma Campanha de Email Marketing no GemMail

O email marketing é uma das mais poderosas estratégias de marketing digital, amplamente utilizada em todo o mundo e quando bem planejada pode render alguns milhares de reais, dólares ou seja lá qual for a moeda que você usa. Exatamente por isso milhões de empresas no mundo apostam no email marketing para impulsionar vendas ou mesmo manter um contato mais constante com os clientes. Existem pesquisas que mostram que na média, para cada USD$ 1,00 investido em Email Marketing, o retorno chega a até USD$ 38,00. Sim, você fez a conta certa 3.800% de ROI. Parece papo-furado, né? Mas não é. Depois confira o material do Hubspot ou procure no titio Google.

Voltando à Vaca Fria

Já pensou em como criar uma Campanha de Email Marketing do Zero?
Neste artigo você encontrará o passo a passo para criar uma campanha simples e de forma rápida no GemMail.

O que você vai aprender neste tutorial:

 

  1. Configurar um Servidor de Rejeição (Bounce Server)
  2. Configurar um Servidor SMTP ou Servidor de Entregas
  3. Criar uma Lista de contatos
  4. Criar e Enviar uma campanha de e-mail marketing

Os 5 passos para você criar uma campanha de E-mail Marketing do Zero em 15min

Siga o Checklist abaixo que não tem erro.

 
  1. Crie um Servidor de Bounce
  2. Configure um Servidor SMTP 
  3. Crie uma Lista de Contato e Cadastre alguns Contatos em sua Lista
  4. Crie uma Campanha de Email Marketing
  5. Envie a sua Campanha.

Lembre-se!! O GemMail foi desenvolvido para melhorar as taxas de entrega de e-mails transacionais de de Campanhas de E-Mail Marketing e para isso permite integrações com os mais poderosos serviços de envios de email do mundo.

Para enviar as suas campanhas é essencial que configure ao menos um Servidor de Entregas (podendo ser servidor SMTP do seu próprio domínio ou uma das opções de API como Amazon SES, Sendgrid, etc.)  e tenham criado ao menos uma Lista com os seus contatos

Se você já é usuário do GemMail e ainda não configurou ao menos um Servidor SMTP, volte duas casas. Brincadeira, pode prosseguir. Você vai ficar craque nisso lendo este artigo e ainda pode complementar sua leitura com os outros dois links acima. 

Agora, se esta é a sua primeira vez aqui, não perca mais tempo. Faça o seu cadastro e comece com uma lista de 3.000 contatos e até 12.000 envios gratuitos por mês.

Falando sério…você precisa configurar algum servidor para fazer os envios de seus suas campanhas de e-mail marketing, caso contrário, suas campanhas ficarão aguardando o envio até o momento que configurar tudo corretamente.

Eis o caminho das pedras para configurar sua primeira campanha de e-mail marketing:

Criando sua primeira campanha de e-mail marketing no GemMail

1 - Criando e Configurando Servidores Bounce

Comece pelos Servidores de Rejeição ou Servidores Bounce.
Agora a criação de servidores Bounce não é mais obrigatória, porém, é extremamente recomendado que você configure 1 para cada Servidor de Entregas.

Criando um Servidor de Rejeição
– Faça o Login no GemMail, encontre o Menu Lateral Esquerdo.

Caminho: Menu > Servidores > Servidores de Rejeição > “+ Criar”.

Preencha com os dados do seu servidor e da sua conta de email e salve sua configuração. Está feito.

O que é importante você saber sobre os campos e o que recomendamos:

Hostname: mail.seudominio.com.br

Em geral é o seu host IMAP ou mesmo o MX, se você não tem a menor idéia do que isso significa pode usar a ferramenta MxToolbox para descobrir.

Usuário: email@dominio.com.br

Senha: a senha do seu email

Protocolo: SSL (recomendado) 

Porta: 993 (SSL) ou 143

Apagar todas as mensagens: NÃO 

Charset: UTF-8

se você esta com dificuldades para encontrar estes dados, procure nas configurações do seu cliente de email (Outlook, ThunderBird, Live Mail, etc), ou fale com o suporte do seu provedor.

– As vezes você possui uma lista que contém alguns dados errados como, por exemplo, o e-mail do seu Lead. Sim de vez em quando acontece de um email de sua Lista ter sido cadastrado errado ou mesmo uma caixa postal estar lotada ou até mesmo um problema ou falha na configuração do seu servidor de DNS pode ferrar com um envio. Quando existe qualquer problema destes é provável que os emails  não cheguem ao destinatário e então retornam para a sua caixa de entrada como Bounce, Rejeitados, ou alguma classificação semelhante.  No GemMail o servidor Bounce serve para acessar a sua caixa de entrada atrás de emails inexistentes e os coloca em uma Lista Negra, assim no próximo envio de emails para esta lista você não fará um novo envio para um email errado e isso melhora inclusive a reputação do seu IP.

2 - Configurando um Servidor SMTP para enviar as suas campanhas

Agora que já salvou seu servidor Bounce, volte para o Menu, vamos criar o seu servidor SMTP. 

Caminho: Menu > Servidores, Servidores de Entrega > Criar novo Servidor.

Assim que o Popup aparecer clique em SMTP e preencha com os dados de configuração do e-mail que deseja utilizar para os envios. Os dados básicos são iguais aos que você acabou de preencher no servidor Bounce. Termine de preencher tudo e Salve a configuração.

Informações Úteis (o que é bom você saber sobre os campos):

Nome – este campo identifica qual é este servidor para que você possa identificá-lo no momento que for criar uma campanha ou quiser encontrá-lo em sua lista de servidores. Escolha um nome fácil. Ex: SMTP Hostgator, SMTP Locaweb, Contato: Amazon SES, Contato: Sendgrid. Use a imaginação. 

Hostname:  o endereço do SMTP do seu servidor, em geral é algo como “mail.seudominio.com.br” ou “smtp.seudominio.com.br”. 

Usuário: o email que utilizara para o envio

Senha: a senha do seu e-mail

Porta: é a porta que seu servidor utiliza para fazer os envios de emails. Comumente é a porta “25”(conexões não seguras), 587(SSL) ou 465(IMAP(SSL ou STARTTLS))

Protocolo: é o protocolo de segurança que o seu servidor usa para as conexões de envio. Recomendamos sempre utilizar SSL, se não for possível tente com STARTTLS. 

Tempo esgotado: o tempo que o GemMail deve aguardar até uma conexão ocorrer – mantenha em 30s no máximo. 

Email do Remetente: se você precisa que as respostas de seus clientes ou destinatário cheguem em um email diferente do email de envio, é aqui que você coloca o email adicional ou diferente.

Nome do remetente: em geral o nome da sua empresa ou seu nome, o importante é que seja um nome fácil para os destinatários saberem quem está enviando a mensagem.

Probabilidade: se você possui vários servidores e quiser intercalar a utilização dos mesmos, pode selecionar neste campo qual o percentil de utilização deste servidor em detrimento aos outros. Se você tiver, por exemplo, 2 servidores de entrega sendo: Servidor 1 – 80% e servidor 2 – 20%, o GemMail enviará 80% das mensagens com o servidor 1 e 20% das mensagens com o servidor 2. Na dúvida, deixe em 100%.

Limite de horário: quantos emails seu servidor pode enviar em 1h. Diversos servidores impõem limites de horários para envios de mensagens. Respeite estes limites ou seu provedor pode penalizar sua conta. 

Cota Diária: quantos emails por dia este servidor pode enviar. Siga a mesma premissa. Respeite os limites de velocidade.

Cota mensal: quantos emails pode enviar por mês. Mesmo esquema: não ultrapasse os limites.

Assinatura ativada: SIM – recomendamos deixar ativado. Isso vai inserir no cabeçalho de seu e-mail a chave DKIM que você vai configurar adiante.

Forçar De: se o GemMail precisa forçar o email de envio no Header. 

Forçar Remetente: se o GemMail precisa forçar o seu email de retorno, pode manter como SIM.  

Servidor de Rejeição: sabe aquele servidor de rejeição que você salvou no primeiro passo? Selecione ele aqui.

Usar para: selecione que tipo de email pode utilizar este servidor, se você escolher por exemplo: “Transacionais”. Este servidor não aparecerá como opção na hora de enviar uma campanha, ainda assim poderá ser usado para enviar confirmações de mensagens e emails de cadastro de seus formulários.

– SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP utilizado para enviar e receber mensagens.  

Um Servidor SMTP controla o endereço ou os endereços que podem ser configurados em clientes de email como Outlook, Thunderbuird, etc., e também em outras aplicações como, por exemplo, o GemMail. Na maior parte dos servidores os endereços de SMTP são formatados da seguinte maneira: smtp.nomedoservidor.com.br.

Apenas para ilustrar, aqui no GemMail o nosso SMTP é mail.gemmail.com.br, o do Gmail é smtp.google.com, já o da Locaweb é smtplw.com.br. Cada provedor de Internet possui suas próprias configurações e padrões. 

Resumidamente falando, quando você aperta o botão enviar, a sua mensagem inteira é transformada em uma String de código (cadeia de caracteres) que será processada após a validação de que a sua conta de email existe e então enviada para o servidor do destinatário. Já o servidor do destinatário fara a checagem para saber se a conta de email que está sendo enviado é valida e também sobre o conteúdo da mensagem atrás de indícios que o classdificam como SPAM potencial. O servidor também fara checagem sobre possíveis problemas de DNS como assinaturas SPF, validade das chaves DKIM e regras DMARC. Estando tudo correto, quando o destinatário utilizar um cliente de email ou um webmail para ver as suas mensagens, estes utilizarão os protocolos POP3 ou IMAP para varrer as mensagens que estavam no servidor dele. 

2.1 - Valide seu Servidor

Assim que acabar de configurar um servidor você precisa mostrar para o GemMail que ele existe, caso contrário, não poderá utilizar. Apenas copie o email do campo “Usuário” e cole no campo “Validar servidor”

Você receberá um email do GemMail pedindo para validar o servidor que acabou de cadastrar. Clique no link de Ativação. É isso! Seu servidor SMTP está ativado e pronto para enviar suas campanhas

 

3 - Criando uma Lista de Contatos

Antes de enviar um email para alguém, é necessário ter uma lista de emails. No GemMail você pode padronizar alguns dados na criação da Lista, assim estes dados podem ser carregados automaticamente na hora de criar suas campanhas. 

Caminho: Menu > Listas > Lista > Criar 

Se você já preencheu os dados do seu perfil e já possui um Servidor de Entregas cadastrado alguns campos já aparecerão preenchidos. Altere conforme sua necessidade e não se esqueça de preencher todos os campos obrigatórios. Salve sua lista.
Depois você poderá alterar todos os dados, cadastrar novos contatos e alterar campos da sua lista e formulário.

O que é importante você saber sobre os campos e o que recomendamos:

Dados Gerais:
Nome:
o  nome da sua lista (apenas você vê).
Nome de Exibição: como os outros podem ver a sua lista (seus contatos também podem ver). 
Descrição: sobre o que é a sua lista (só você pode ver)

Opt-in: você pode escolher entre “Single opt-in”  – assim que um usuário preencher seu formulário, já estará confirmado –  ou “Double opt-in” – seus contatos receberão um email que os obriga a validar o cadastro clicando no link de validação (Recomendado). 

Email de boas vindas: ao se cadastrar em sua lista o contato pode receber um email automático.

Quadro de padrões: os dados que você preencher aqui poderão ser carregados automaticamente no momento de criar suas campanhas.

Notificações de Listas:

Se você precisa de uma notificação por email no momento que houver um cadastro ou exclusão de sua lista, é aqui que você configura isso. Se precisar mandar para mais de um email, separe-os por vírgulas.

Ex: email1@suaempresa.com.br, email2@suaempresa.com.br

3.1 - Inserir Contatos em sua Lista

Sua lista precisa de dados. Você pode importar seus contatos de um arquivo TXT, importar de uma base MySQL (avançado) ou criar seus contato diretamente no GemMail. Vamos usar esta 3a opção.

Caminho: Menu > Listas > Lista > Clique sobre o nome da lista que acabou de criar > Clique sobre o Número de Inscritos

Agora basta clicar em “+ Criar”.
Uma vez que tenha salvo os contatos, é aí que eles aparecerão. 

Se você não alterou nenhum campo em sua lista, aparecerão os campos padrão: Email, First Name (Nome), Last name (Sobrenome).

Preencha os campos e salve.

4 - Criando uma Campanha de Email Marketing

Seus servidores estão configurados e seu email validado. Agora já é possível enviar suas Campanhas, porém, se você não configurar uma chave DKIM e/ou  tiver algum erro no SPF, suas mensagens podem ser entregues como SPAM ou nem serem entregues. Depois explicaremos como configurar as chaves autenticações DNS que irão melhorar suas taxas de entregas, aberturas e evitar que terceiros enviem emails como se fossem do seu domínio, mas por hora, manteremos o foco na campanha.

Caminho: Menu > Campanhas > E-mail Marketing > “+ Criar”

Neste ponto você deve nomear a sua Campanha e selecionar uma Lista de Envios.
No box “Criar nova Campanha” procure o campo “Nome da Campanha” digite o nome escolhido para identificar a sua campanha e selecione a lista contendo os emails dos destinatários. 

Havendo necessidade de inserir mais de uma lista, clique no botão “Adicionar nova Lista ou Segmento” e selecione a lista adicional.

– Pera, mas o que são segmentos?

As vezes é necessário segmentar os contatos dentro de uma mesma lista e você pode utilizar os campos existentes na sua lista para classificá-los.
Vamos supor que você possua uma lista onde exista um campo “Tipo de Cliente” e você já tenha marcado dois tipos de valores como, por exemplo: “Pessoa Física” e “Pessoa Jurídica”, você pode usar o segmento para enviar sua mensagem apenas para as Pessoas Físicas.

Uma vez que tenha selecionado suas listas, clique em “Próximo”.

Detalhes Campanha e Opções de Rastreio 

 Agora chegou a hora de preencher os detalhes da Campanha.

Dentro do Box “Configurar Campanha” existe uma série de campos obrigatórios e obviamente você deverá preencher todos eles (acalme-se , são apenas 2 para preencher, os outros já virão preenchidos automaticamente, pois utilizam os dados básicos que você inseriu no momento de cadastrar a Lista).

Lembre-se, o nome do Remetente permite que o destinatário reconheça a sua Marca ou sua Empresa no momento que ele receber seu email.

Dica: o campo Assunto aceita a utilização de Tags e/ou Emojis que ajudam a personalizar a mensagem e mensagens personalizadas podem aumentar o índice de abertura de e-mails.

Para obter relatórios mais detalhados de suas campanhas, habilite as opções “Rastrear Aberturas” e “Rastrear Cliques”. Desta forma você saberá exatamente quais pessoas abrirão e clicarão em suas campanhas. Estes dados são super importantes para que você crie campanhas cada vez mais acertivas.

Por último você pode opcionalmente digitar um texto que identifica o conteúdo do seu e-mail no cabeçalho de recebimento de alguns clientes de e-mail.* Esta prática também pode auxiliar a aumentar suas taxas de abertura, principalmente se você mostrar ao destinatário uma mensagem relevante ao conteúdo que ele está recebendo.

* Clientes de email são softwares como Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird, eM Client, etc., que permitem que você veja em seu computador ou dispositivo móvel os emails que você recebe em seu servidor.

Por hora vamos ignorar o botão “Mostrar mais Opções”. Falaremos sobre as opões avançadas em um próximo artigo.

Por fim, clique em “Próximo”.

4.1 - Importando um Template de Email do GemMail para agilizar o processo de teste ou criação de suas campanhas

Iniciando a arte – montando seu template de email

Agora você vai iniciar sua arte. Ao entrar na tela de Templates será visível um Editor de HTML WYSIWYG (what you see is what you get – em outras palavras “o que você vê é o que está lá”) onde você pode literalmente criar suas artes com infinitas possibilidades. 

Caso você utilize ferramentas de Blog como WordPress, vai se sentir em casa. É possível utilizar todos os recursos da barra de ferramentas para editar textos e inserir imagens, tabelas, links e até mesmo emoticons. Você pode também copiar e colar conteúdos online diretamente no editor.

Se você é um hard user (usuário avançado) é possível editar o diretamente o código HTML do seu email clicando em “Código-Fonte”.

Existem ainda outras opções, importar códigos HTML da sua arte, desde que estejam comprimidos em formato ZIP e você pode também utilizar templates que tenha salvado anteriormente ou ainda pegar algum do próprio GemMail clicando em “Meus Templates”

Editor WYSIWYG

Uma vez na página selecione um dos templates do GemMail e Clique em “Escolha”. Neste tutorial eu escolhi o template Games. 

Agora basta começar a criar utilizando o template como base.

Um ponto importante que você precisa se lembrar: todas as mensagens enviadas pelo GemMail devem possibilitar que o usuário se exclua de sua lista. Para isso você deve inserir a tag “[UNSUBESCRIBE_URL]” em algum lugar da sua mensagem. 

Dica: antes de enviar seus emails, faça o teste de quanto a sua mensagem pode ser considerada SPAM em uma ferramenta como mail-tester.com. O Mail tester avalia seu email e dá uma pontuação que deve chegar até 10. Quando seu email fica abaixo disso, a ferramenta mostra o que pode ser melhorado. 

Ok, de verdade, o ideal seria que você já tivesse configurado e verificado o seu domínio antes de chegar aqui. Se isso não ocorreu, vai lá e configure agora! 

Brincadeira, pode ir depois, mas você  precisa validar o seu domínio para aumentar a sua taxa de entregas e mostrar para os seus destinatários ou clientes que você não é só mais um mala enviando SPAM. 

Agora que você já tem a sua mensagem, basta enviar. Caso haja a necessidade, você pode programar o envio do email para uma data no futuro ou mesmo fazer um envio recorrente. 

Tópico bônus: melhore as suas taxas de entrega e abertura.

Se você se empolgou e já enviou a sua primeira campanha sem ter explorado os outros recursos do GemMail, é muito provável que suas mensagens tenham sido consideradas como SPAM para a maior parte dos provedores. 

Se este foi o seu caso verifique se você já criou uma chave DKIM no GemMail e validou a chave em seu provedor. 

Caso já tenha validado, verifique se o registro SPF está corretamente configurado e validado. Se você não tem a menor idéia do que isso quer dizer, pode falar com nosso suporte. Teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas e ajudar a configurar sua conta. 

É isso aí chegamos ao final do tutorial. Esperamos que tenha sido útil. 

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