Como criar uma lista de contatos no GemMail

Neste tutorial você vai aprender a criar uma lista de contatos, inserir novos usuários manualmente e a importar uma lista de emails para o GemMail.


Não faz mal que você ainda não conheça o GemMail, algumas informações neste texto podem ajudar você a criar suas Listas da forma correta independentemente do Software ou Ferramenta de e-mail marketing que você utilize.

Para facilitar sua navegação transformamos os tópicos em links. Basta ver o que  interessa no índice e clicar.

Índice

Antes de  iniciar uma Campanha no GemMail é necessário que você selecione uma ou mais listas com os contatos (ao menos e-mail) das pessoas que receberão as suas mensagens.

As listas de e-mails identificam você / sua empresa como responsável pelos envios, elas contém informações que permitem a tomada de várias decisões relacionadas aos seus contatos, portanto, é importante que você saiba para que servirá esta lista.



Ponto importante! Muito Importante mesmo!
Jamais compre listas de e-mails! 

 

Listas de e-mails compradas possuem os nomes e outros dados de pessoas que não fazem a menor idéia de quem é você ou sua empresa. Elas não pediram e não querem receber seus e-mails e o nome disso é SPAM.

 

A prática do SPAM ferra com a imagem da sua empresa, ferra com a vida das pessoas que não param de receber um monte de lixo que jamais pediram em suas caixas de entrada, e também ferra com os servidores de envios que começam a ter reputação ruim e aí depois ninguém recebe mais os e-mails da sua empresa ou de empresa nenhuma. Tudo acaba nos filtros anti-spam. Enfim, ferra todo mundo, é prejuízo pra todos os lados.  

No fim das contas é um grande desperdício do seu dinheiro. Por outro lado, se você souber trabalhar o e-mail marketing da maneira correta, poderá realmente lucrar de verdade.

Sem mais delongas, vamos criar a sua primeira lista.

1 - Criando Listas de Contatos

Faça o Login no GemMail e Crie a lista:  Menu > Listas > Listas > + Criar
Preencha todos os campos obrigatórios e salve a sua lista.

Criar uma lista de e-mails

Caso você já tenha criado uma lista antes, o processo é o mesmo: clique em “+Criar”.

A única diferença é que você verá uma imagem parecida com a que está logo abaixo.

Agora você deverá preencher os dados para identificar a sua lista. 
Entenda o que quer dizer cada um dos campos.

Em “Criar nova lista” existem 5 quadros com informações importantes sobre a sua lista:

1.1. – “Dados Gerais”

– Nome: este é o nome da sua lista, só você terá acesso a este dado. Na hora de criar suas campanhas é este nome que estará disponível em seu seletor de listas. Utilize um nome coerente e que ajude a identificar quem são os contatos da lista. Exemplo: “Lista de Leitores da Newsletter”, “Clientes Loja 1”.

– Nome de Exibição: este é o nome que seus assinantes poderão ver no momento de se cadastrar ou atualizar dados em sua lista. Tente escolher nomes que demonstram a importância destes assinantes.

– Descrição: a descrição é para uso interno, só vocẽ poderá ver este campo, a menos que utilize o utilize como TAGs em sua campanha.

– Opt-in: esta é uma das partes mais importantes, se você criar um formulário do GemMail em seu Site e alguém for lá e se cadastrar, esta pessoa se cadastrou pelo método opt-in.

Caso você selecione Single-opt-in, assim que a pessoa terminar o cadastro, ela estará com os dados gravados em sua lista e nenhuma ação adicional será executrada.

Se você selecionar Double-Opt-in, assim que se cadastrar a pessoa recebrá um e-mail para confirmar que o e-mail cadastrado é dela mesmo. Esta é uma boa prática, além de garantir que o e-mail existe, é uma excelente maneira de manter suas listas sempre limpas e livre de spammers.  

– Opt-out: também possui duas opções, na Single-opt-out, assim que a pessoas clicar em Unsubscribe(descadastrar) em seu email, será levada para uma página para dizer o motivo e concluir a remoçao da lista, caso você tenha selecionado Double-opt-out, a pessoa receberá um último e-mail pedindo para que ela confirme que foi ela mesma quem pediu para sair. Recomenda-se usar sempre o Single-opt-out.

– Email de boas vindas: exatamente o que o nome diz, assim que se cadastrar em sua lista a pessoa que se cadastrou receberá um e-mail que obviamente você pode personalizar. A vantagem é que emails de boas vindas não contam como e-mails enviados, a desvantagem é que, diferente do que ocorre em campanhas, você não consegue saber se a pessoa abriu ou não o seu email, pois eles não geram relatórios.

– Novo Cadastros > Redirecionar para URL: assim que alguém completar o cadastro, será redirecionado(a) para a URL que você digitar aqui e não para uma das páginas de Listas.

– Cadastros Existentes > Redirecionar para URL: se alguém já estiver cadastrado em sua lista e tentar mais uma vez, o GemMail não permitirá um novo cadastro, afinal, isso seria duplicar um email em uma lista. Por outro lado, é possível redirecionar a pessoa para uma nova página, onde pode haver, por exemplo, uma outra lista, ou mesmo uma explicação avisando que o cadastro já foi feito.

1.2. – Padrões 

Os padrões de listas serão utilizados para preencher automaticamente alguns campos no momento de criar suas campanhas. Isso é bastante útil se você administra diversas listas e precisa que as informaçĩoes de remetente sejam trocadas de acordo com as listas a cada envio. 

– Nome do Remetente: este é o nome “De” que aparece para o seu destinatário, Utilize um nome que identifique você ou sua empresa facilmente.

– Email do Remetente: este é o email “De”,  que aparece para seu destinatário.

– Responder para: se você precisa que seu destinatário evie uma resposta para um e-mail diferente do que foi usado para o envio, é neste campo que você deve incluir o e-mail

– Assunto: este campo é opcional, caso queira, pode preencher com seu título de e-mail padrão

1.3. – Notificações de listas 

Caso alguém se cadastre ou se exclua de sua lista e você queira saber, é por aqui que deve configurar e inserir os emails que receberão os alertas.

Incrição: use o seletor para indicar se deseja ser notificado ou não quando alguém se inscrever em sua lista

Exclusão: use o seletor para indicar se deseja ser notificado ou não quando alguém se excluir de sua lista

Notificar inscrição em: qual ou quais e-mails  receberão os alertas de inscrição. Separe por vírgulas para mais de um.

Notificar exclusão em: qual ou quais e-mails  receberão os alertas de exclusão. Separe por vírgulas para mais de um.

1.4. – Ações sobre usuários cadastrados em mais de uma lista

Caso um assinante já esteja em uma lista e você quiser removê-lo desta lista, basta selecionar de qual ou quais listas o assinante precisa ser removido.

1.5. – Detalhes da Empresa

Suas listas precisam de um Dono. Estes são os dados da empresa ou pessoa proprietária da lista. 

Todos estes dados podem ser utilizados como Tags para personalizar as suas menagens. Note que existem alguns campos de preenchimento obrigatório. 

2 - Cadastrando Contatos Manualmente

Se você já criou a sua lista e agora deseja cadastrar um contato nela.  Volte para a tela de listas: Listas > Listas > Clique sobre o Nome da lista.

Pra ficar mais claro, desenhamos um quadrado roxo em cada campo que você deve clicar. Siga a sequência que não haverá erro.

Agora você entrou no Dashboard ou Painel da lista que escolheu. 

Lembre-se, todos os campos são botões e você pode acessar os detalhes de cada área por este painel. A explicação de o que quer dizer cada botão faremos depois. Por enquanto vamos focar em adicionar um novo assinante.

 

Clique sobre o número do Campo “Inscritos”.

Se você ainda não adicionou ninguém nesta lista, esta é a tela que você verá. 

Clique no botão + CRIAR

Agora você está no formulário. Preencha os dados e salve.

Caso queira adicionar mais alguns na sequência, simplesmente clique em “Salvar e criar novo”

É Isso. Tranquilo, né?


3 - Como importar listas de e-mail?

Quer importar os dados que estavam em outros sistemas ou em seu excel? 

Facinho! Você sempre pode agilizar bastante o processo de cadastro fazendo uma importação de dados. 

Clique em Listas > Clique sobre o Nome da Lista  > Imp / Export > Importar > CSV

 

Não importa qual sistema você usa, exporte os dados para .CSV separado por ponto e vírgula que tudo vai funcionar.

 

– Sim! Caso você entenda de mysql, tenha acesso ao DB e souber quais comandos precisa usar, vá em frente!

 

Ponto importante: seu arquivo deve conter o cabeçalho (header), que nada mais é do que o titulo da coluna.

Carregue o seu arquivo, de acordo com o modelo abaixo. 

Exemplificando, o conteúdo da sua lista deve ser semelhante a isso:

EMAIL, FNAME, LNAME
lc@email.com,Luis,Carlos
la@email.com,Lucas,Almeida
ft@email.com,Fernanda,Torres

Você pode fazer o download de um arquivo CSV no formato correto tanto por aqui quanto no GemMail. Arquivo de Exemplo.

Caso você possua uma lista com uma quantidade maior de colunas e quiser que estes dados fiquem no GemMail, não há problemas. O GemMail reconhecerá todos os dados que estão no header do seu arquivo como colunas extra e importará todos os dados contidos no seu CSV.

Assim que você clicar em CSV, verá um popup como na imagem abaixo.

Encontre o arquivo em seu computador ou device e Carregue (upload).

O GemMail está preparado para fazer o upload de listas grandes em lotes de 5.000 contatos. Quanto maior for a sua lista, maior o tempo para carregamento. Tenha paciência. Procure não interromper o processo no meio. 

Caso esteja demorando muito e você estiver em dúvidas sobre o quanto já foi carregada, abra uma nova aba e procure a lista pelo painel. Caso a lista não esteja completa, faça o upload novamente. O GemMail processará apenas os contatos que não foram processados antes.

 

Obrigado pela leitura.

Caso possua qualquer dúvida, fale com o nosso suporte. 

Até a próxima.

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ATenção! Estamos atualizando nossos serviços de atendimento e servidores gemmail smart

ENtre 11 e 15 de Outubro de 2024 O suporte e configuracões de servidores de envios referentes a novas compras dos planos smart funcionarão de forma limitada! durante esse período, as configurações de novos servidores e dúvidas enviadas pelos canais de chat ou whatsapp poderão sofrer atrasos de até 48h.

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