Ao enviar uma campanha, você pode usar várias tags e filtros personalizados.
As tags mais comuns estão listadas abaixo:
Tag | Obrigatória | Função |
[UNSUBSCRIBE_URL] | SIM | URL para descadastro de usuários |
[COMPANY_FULL_ADDRESS] | NÃO | Endereço completo da Empresa |
[UPDATE_PROFILE_URL] | NÃO | Link para o usuário atualizar o perfil |
[WEB_VERSION_URL] | NÃO | Link para a versão WEB |
[CAMPAIGN_URL] | NÃO | URL da Campanha |
[LIST_NAME] | NÃO | Nome da Lista |
[LIST_DESCRIPTION] | NÃO | Descrição da Lista |
[LIST_FROM_NAME] | NÃO | Email De: |
[CURRENT_YEAR] | NÃO | Ano atual |
[CURRENT_MONTH] | NÃO | Mês Atual |
[CURRENT_DAY] | NÃO | Dia Atual |
[CURRENT_DATE] | NÃO | Data completa (yyyy-mm-dd) |
[COMPANY_NAME] | NÃO | Nome da Empresa |
[COMPANY_ADDRESS_1] | NÃO | Endereço da Empresa |
[COMPANY_ADDRESS_2] | NÃO | Complemento de endereço. |
[COMPANY_CITY] | NÃO | Cidade da Empresa. |
[COMPANY_ZONE] | NÃO | Região da Empresa |
[COMPANY_ZIP] | NÃO | CEP |
[COMPANY_COUNTRY] | NÃO | País |
[COMPANY_PHONE] | NÃO | Telefone da Empresa |
[CAMPAIGN_SUBJECT] | NÃO | Assunto da Campanha |
[CAMPAIGN_TO_NAME] | NÃO | Campanha para: |
[CAMPAIGN_FROM_NAME] | NÃO | Campanha de: |
[CAMPAIGN_REPLY_TO] | NÃO | Emails de Resposta |
[CAMPAIGN_UID] | NÃO | ID da campanha |
[SUBSCRIBER_UID] | NÃO | ID do inscrito |
[EMAIL] | NÃO | |
[FNAME] | NÃO | Nome |
[LNAME] | NÃO | Sobrenome |
Cada uma das tags acima é capaz de receber um conjunto de filtros.
Os filtros são uma maneira simples de transformar a tag de uma forma para outra, você pode querer incorporar um link de compartilhamento ao Twitter em sua campanha, por exemplo, o próprio URL da campanha.
Usando apenas as tags que você incorporaria, como:
https://twitter.com/intent/tweet?text=[CAMPAIGN_SUBJECT]&url=[CAMPAIGN_URL]
Mas há um problema, porque o Twitter espera que seus argumentos sejam codificados em url e, com isso, quero dizer que o Twitter espera obter:
https://twitter.com/intent/tweet?text=my%20super%20campaign&url=http%3A%2F%2Fwww.domain.com%2Fcampaigns%2F1cart129djat3
mas em vez disso vai ficarhttps://twitter.com/intent/tweet?text=my super campaign&url=http://www.domain.com/campaigns/1cart129djat3
Para superar esse problema, aplicaremos filtros às nossas tags. Portanto, o URL do Twitter se torna:
https://twitter.com/intent/tweet?text=[CAMPAIGN_SUBJECT:filter:urlencode]&url=[CAMPAIGN_URL:filter:urlencode]
Até que é simples né?
Mas podemos fazer ainda mais, digamos que queremos ter certeza de que o texto do twitter começa com uma letra maiúscula e o restante das letras será minúsculas.
Para conseguir isso, podemos aplicar vários filtros (separados por um pipe) à mesma tag, por exemplo: https://twitter.com/intent/tweet?text=[CAMPAIGN_SUBJECT:filter:lowercase|ucfirst|urlencode]&url=[CAMPAIGN_URL:filter:urlencode]
Por favor, note que a ordem em que você adiciona os filtros é a mesma ordem em que são aplicados.
Abaixo está a lista completa de filtros, por enquanto existem alguns, mas no futuro o número pode aumentar.
urlencode | vai codificar sua tag como url |
rawurlencode | irá codificar seu URL |
htmlencode | irá converter tags html em suas entidades |
trim | irá aparar os espaços em branco desde o início e o final da sua tag |
uppercase | irá transformar sua tag em “CAIXA ALTA” (apenas caracteres maiúsculos) |
lowercase | irá transformar sua tag em “caixa baixa” (apenas caracteres minúsculos) |
ucwords | irá “Capitalizar” a primeira letra de cada palavra do seu conteúdo de tags |
ucfirst | irá “Capitalizar” apenas a primeira letra de da sua tag |
reverse | irá reverter o seu conteúdo de tags |